-
Arquitetos: Dabbagh Architects
- Área: 1680 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gerry O'Leary
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dabbagh Architects liderados por sua fundadora, Sumaya Dabbagh, concluem a Mesquita do falecido Mohamed Abdulkhaliq Gargash (Dubai, Emirados Árabes Unidos), um local de culto contemporâneo que é discretamente magistral no uso de forma, materialidade e luz natural controlada para evocar um sentido de conexão espiritual e transição do mundo material externo para o sentimento interno. A mesquita é uma das primeiras nos Emirados Árabes Unidos a ser projetada por uma arquiteta.
Como um presente para a comunidade e em homenagem ao falecido patriarca, Mohamed Abdulkhaliq Gargash, a missão da família Gargash era criar uma mesquita contemporânea mínima, um espaço calmo e espiritual para oração, para a comunidade de Al Quoz, o coração industrial de Dubai.
No cerne do projeto, a abordagem, é o aprimoramento do ato de adoração e uma jornada de transição por todo o volume para que o usuário esteja pronto para a oração e sinta uma sensação de intimidade com o sagrado. “Criar um espaço de culto foi um desafio de projeto muito particular. A oração é um ato devocional. Requer que o fiel esteja totalmente presente. Com todas as distrações em nossa vida moderna agitada, pode ser um desafio aquietar a mente e encontrar uma calma interior que permita uma imersão total na oração”, diz Sumaya. “Através do desenho, são criados espaços que permitem ao usuário fazer a transição do agitado mundo exterior e se preparar para uma experiência interior.”
A luz natural é usada como uma ferramenta para aumentar um sentimento de espiritualidade, a conexão entre o terreno e o divino, e para marcar a jornada do usuário através do volume. A escala também desempenha um papel na criação desse senso de sacralidade. Dabbagh Architects procurou evitar vários blocos, simplificando a tipologia tradicional da forma islâmica e trabalhando com sua essência. O uso de padrão e materialidade neste projeto melhora a experiência do usuário enquanto ele percorre o pátio e entra no volume. Em toda a edificação há um padrão triangular, uma referência à geometria islâmica tradicional, mas reinterpretado em uma linguagem contemporânea desconstruída.
Os painéis externos usam este padrão triangulado em elementos recuados e perfurados, o que dá à pele do volume uma aparência dinâmica. Internamente, essas perfurações espalham luz natural nas áreas de culto com grande controle e cuidado para iluminar os principais espaços e criar uma atmosfera calma e uma sensação de conexão com o divino, além de ajudar a resfriar o interior da mesquita. A cúpula de revestimento duplo permite a entrada de luz natural, filtrando-a através do revestimento decorativo interno, que incorpora o mesmo padrão triangulado. Esta luz filtrada cria um espaço de oração suave e naturalmente iluminado, adaptado à mente introspectiva durante a oração.
A caligrafia também desempenha um papel importante no desenho geral. Um Surah (versículo do Alcorão) envolve a sala de orações externamente para criar uma faixa protetora metafórica, sinalizando a natureza espiritual do espaço na chegada e instilando energia sagrada em todo o volume.